quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Cookie Monster Cupcakes!


1.
2.

Estes cupcakes foram feitos especialmente para o aniversário da Mafaldinha :) São perfeitos para surpreender as crianças e são óptimos!

Como poderão verificar, esta receita está maioritariamente em "chávenas" (cups). A receita original também assim estava e é complicado conseguir converter essas medidas para gramas e/ou mililitros, dado que  isso varia de ingrediente para ingrediente. É, portanto, ideal para esta receita, que tinham na vossa casa medidores de "chávenas", como estes nesta figura aqui ao lado.


Tempo de preparação: cerca de 2h30min
Rende: cerca de 25 cupcakes


Ingredientes 
1/2 chávena de chocolate em pó
1+1/2 chávena de açúcar
300g de margarina a temperatura ambiente
3 ovos
2 chávenas de farinha de trigo (sem fermento)
1 chávena de leite
1 c. sobremesa de fermento em pó
1 c. chá de bicarbonato de sódio
extracto de baunilha q.b.



Modo de preparação
1. Começa por preparar o forno e as forminhas de papel. Pré-aquece o forno a cerca de 160º e coloca as forminhas de papel dentro das formas de alumínio. Caso não tenhas forminhas de papel, terás que untar bastante bem a forma de alumínio.

2. Com a batedeira na velocidade média, bate a manteiga a temperatura ambiente com o açúcar até ficar cremoso.  De seguida, coloca os ovos um a um sempre batendo. Acrescenta umas gotas de extracto de baunilha. 


3. Alternadamente, vai acrescentando o leite e a farinha de trigo até que fique tudo bem misturado. Acrescenta o chocolate em pó  até que fique tudo bem misturado.


4. Para evitar que fiquem pequenas bolinhas na massa, peneira juntamente o bicarbonato de sódio e o fermento. Envolve na massa.

5. Enche as forminhas de papel/aluminio com a massa, tendo o cuidado para não encher até ao cimo, dado que os queques irão crescer durante a cozedura.

6. Leva ao forno durante cerca de 15-20 minutos. Antes de os retirares faz o "teste do palito", para ver se a massa ainda está crua no interior.


Cobertura na Imagem 1
Vais precisar de: corante alimentar, côco ralado, bolachas com pepitas de chocolate e pasta americana nas cores branco e preto.
1. Prepara buttercream de baunilha (receita aqui) com corante azul.
2. Corta um pequeno orifício no queque onde será posteriormente colocada a bolacha (ver foto em baixo)
IMG_7616 
3. Espalha o buttercream no topo do queque com a ajuda de uma espátula, faca ou colher
4. Num saco de plastico, coloca o côco e algumas gotas de corante azul e abana até que o côco esteja completamente nessa cor.
5. Posteriormente coloca o côco ralado numa taça e depois passa cada queque pelo coco, de maneira a que este cubra totalmente o buttercream.
6. Faz pequenas bolinhas em preto e branco e coloca-as na cobertura a fazer de olhos
7. Coloca a bolacha no orifício que fizeste antes.


Cobertura na Imagem 2
Vais precisar de: corante alimentar, saco de pasteleiro com bico em estrela, bolachas com pepitas de chocolate e pasta americana nas cores branco e preto.
1. Prepara buttercream de baunilha (receita aqui) com corante azul.
2. Corta um pequeno orifício no queque onde será posteriormente colocada a bolacha (ver foto em baixo)
IMG_7616  IMG_7618
3. Coloca a bolacha no orifício que fizeste
4. Com a ajuda do saco de pasteleiro, faz pequenos pontinhos ao longo do queque, de maneira a parecerem-se com o pêlo do monstro das bolachas (ver imagem acima)
6. Faz pequenas bolinhas em preto e branco e coloca-as na cobertura a fazer de olhos

Et voilá!


Outras sugestões de coberturas
Receita Original

Imagens
http://www.everydaycelebrating.com/2009/06/cookie-monster-cupcakes.html

0 comentários:

Enviar um comentário