sábado, 12 de novembro de 2011

Bolachinhas de Natal


O Natal está quase aí! :) Porque não aproveitar o fim de semana, e começar a preparar a sua chegada? :)
São óptimas para comer acompanhadas de uma chávena de chá e para animar, principalmente, as crianças, com as suas diversas formas e cores! 

Tempo de preparação: cerca de 3 horas
Rende: cerca de 50 bolachinhas



Ingredientes

900g de farinha de trigo
1 c. chá de fermento em pó
1 pitada de sal
200g de margarina em temperatura ambiente
450g de açúcar
2 ovos
2 c. chá de extracto de baunilha ou sumo de limão



Ingredientes (Cobertura em açúcar glacé - opcional)

500g de açúcar em pó (icing sugar)
2/3 claras
corante alimentar nas cores que quiseres



Modo de preparação

1. Com a batedeira eléctrica, mistura a margarina em temperatura ambiente (só resulta assim) com o açúcar até ficar uma mistura fofa. Vai, depois, juntando os ovos 1 a um, mexendo sempre com a batedeira.

2. Peneira a farinha com o sal e o fermento e, lentamente, com a batedeira em velocidade baixa, vai juntando à mistura da margarina. Junta também o extracto de baunilha ou sumo de limão se preferires.

3. Com a massa forma pequenas bolas (pessoalmente achei mais fácil fazer várias em vez de uma grande) e embrulha-as em película aderente. A massa deve repousar durante 30 minutos no frigorífico.

4. Retira a massa do frigorífico e vai estendendo, com a ajuda de um rolo da massa, as diversas bolas de massa e corta-a, a teu gosto, recorrendo a cortadores com as mais diversas formas. Coloca as bolachas num tabuleiro forrado a papel vegetal e coloca-o no frigorífico, onde as bolachas devem respousar por mais 15 minutos. Entretanto, pré-aquece o forno a 170ºC.

5. Coloca o tabuleiro no forno pré-aquecido durante cerca de 10 minutos e vai repetindo o processo para mais bolachinhas, pois certamente não irão caber todas num só tabuleiro! :)


Modo de preparação (cobertura em açúcar glacé)

1. Começa por bater 2 claras, mas sem que fiquei em castelo, para não ficarem muito presas. Junta o açúcar em pó e mexe. Se achares que a mistura está muito grossa, adiciona mais uma clara batida. 

2. Divide a mistura por várias taças e junta os corantes que quiseres a cada uma delas.

3. Com um saco de pasteleiro, com uma colher de café ou chá, cobre as bolachas com a cobertura da forma que quiseres. Antes de aplicar uma outra cor, deves deixar secar ligeiramente a primeira.


Et voilá!

0 comentários:

Enviar um comentário